terça-feira, 21 de outubro de 2008

Como o computador contribui para a transformação da escola,da aprendizagem e da prática pedagógica?


Vivemos hoje em uma sociedade na qual o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado. Portanto, pensar na formação de um cidadão crítico e participativo, significa também promover situações de ensino que favoreçam a aprendizagem significativa. Integrar as novas tecnologias no cotidiano das instituições educativas resultará em mudanças nos modos de ensinar. Tais mudanças, como elemento inovador nas instituições educacionais, passam necessariamente pela melhoria da formação dos professores e pela adoção de metodologias de ensino alternativas, pois hoje o mundo é domonado pela informação. A chegada dos computadores na escola causou em primeiro momento alegria e pânico. Alegria porque a era tecnológica chegando ao alcance de nossos alunos e pânico porque deparamos com um instrumento o qual não sabíamos usar. Aos poucos fomos sendo preparados e tomando consciência de tão importante recurso que temos nas mãos. Mas é preciso ter um olhar crítico sobre a questão e refletir sobre o uso dessa tecnologia na escola. O computador sozinho,enquanto máquina, não traz muitas mudanças. A diferença está na prática cotidiana do professor ao utilizar o computador como ferramenta no processo de construção de conhecimento. No entanto essa consciência está vinculada a uma questão muito discutida atualmente: a formação do professor e a necessidade de atualizar seus onhecimentos,na prática. Não podemos esperar que as novas tecnologias sejam a causa das mudanças na escola. Não podemos atribuir somente a tecnologia os avanços e transformações na educação. Elas são apenas recursos investidos de novos conhecimentos que podem ter um papel importante na escola,e além disso,precisam ser incorporados por todos e conhecida por todos. Vivemos numa sociedade marcada pela velocidade e pela informação, é preciso estar atento para que a educação não se torne absoleta e defasada em relação a realidade do aluno e da sociedade onde ele está inserido.

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